quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O que é ser professor hoje em dia?



Ser professor hoje...


“Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”  -  Paulo Freire

Quando falamos sobre educação, nos deparamos com muitas mensagens que falam sobre a figura do professor, como uma figura mágica, capaz de resolver todos os problemas. Mas, infelizmente, nossa realidade é bem diferente.

Deparamo-nos com alunos intolerantes, violentos, sem perspectiva de futuro. Por outro lado, nós, professores desmotivados, insatisfeitos, incompreendidos, por uma sociedade que pensa em um professor perfeito, sem falhas, um herói, o qual não pode ter nenhum tipo de problema. Tudo à mercê de um sistema que nos “amarra”, passando por cima de nossos princípios e ideais que nos fizeram escolher essa profissão.

A sociedade mudou e “empurrou” pra escola inúmeras responsabilidades. Hoje as escolas precisam ir, muito além de formar cidadãos, proporcionar aos alunos os ensinamentos. Hoje também é nossa função ensiná-los sobre higiene e princípios básicos, como amor, respeito, dignidade, etc, que muitas vezes não fazem sentido no seu dia a dia, e é ai que está o problema! Os educadores, numa visão emancipadora, não só transforma a informação em conhecimento e em consciência crí tica, mas também formam pessoas.

Não podemos mais ser detentores do saber e sim mediadores da aprendizagem, participando ativamente do processo de aprender, incentivando a busca de novos saberes. Não podemos deixar de citar que os alunos esperam que o professor se utilize da tecnologia em sala de aula.

Para isso é preciso se dedicar, e muito ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos, o que não é possível, pois devido aos baixos salários precisamos trabalhar dois ou até três períodos, comprometendo seu rendimento profissional. Ainda existem inúmeras coisas que nós precisamos ter ou desenvolver, como paciência, criatividade, humildade, carisma, domínio próprio e de público, etc.

Contudo, fica claro que nos deparamos com desafios todos os dias, a educação é um processo de construção continuo e minucioso a ponto transformar o aprender em compreender.

A sociedade da aprendizagem e desafio de converter informação em conhecimento

As mudanças tecnológicas promoveram uma aceleração muito grande na transmissão e propagação de informações no desenvolvimento de novas tecnologias, criando assim um círculo vicioso que nos faz sentir eternos analfabetos, aprendizes constantes.

Com isso, torna-se necessário uma mudança radical na forma de ensinar, ou melhor, promover a aprendizagem do aluno. Mais do que uma exigência social, aprender também é vital para o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico do indivíduo, para isso ha maneiras variadas de promover essa aprendizagem, nasce dessa necessidade uma nova cultura de aprendizagem.

É preciso usar a informatização do conhecimento a nosso favor, como um grande aliado à aprendizagem. Para que isso aconteça, o direcionamento do conhecimento prévio do aluno adquirido em outras fontes é essencial, pois é a partir dele que se promove a construção do seu próprio saber, afinal, a escola não e nunca foi a única detentora do conhecimento.

Levando em consideração que nada mais é absoluto, é preciso conviver com a diversidade de teorias, interpretações, pontos de vista, etc. A escola deve ajudar os alunos a criar seu conhecimento e não dar a eles o saber.

As mudanças não param por aqui. Não se pode prever as exigências do amanhã. Por isso, devemos formar cidadãos aprendizes mais flexíveis, eficazes, autônomos, atuantes e críticos. 

É preciso desenvolver a capacidade de gerenciar todo e qualquer tipo de conhecimento, mas, para que isso seja possível, o professor também precisa mudar, adquirindo novas funções e concepções diante dessa grande mudança na sociedade em que está inserido.

Precisamos usar novas formas de aprendizagem com novos e variados instrumentos para ir além do mero conhecimento.